© Copyright Studio11 - Desde 2000

WhatsApp_Logo_3.png
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black LinkedIn Icon

Projeto Arquitetônico para construção

ETAPAS

 

1. Estudo Preliminar: reunião com o cliente para a definição do programa de necessidades + visitas ao terreno para obter dimensões e outros dados + levantamento fotográfico. Início da planta baixa para mostrar ao cliente, em linhas gerais, a forma arquitetônica do projeto.

 

2. Anteprojeto: a construção assume aspectos dimensionais mais precisos. São apresentados, além das plantas baixas de todos os pavimentos, cortes esquemáticos e esboços de fachada para o cliente ter uma melhor noção da distribuição dos espaços internos e externos. Discussões sobre os materiais a serem empregados na obra, bem como sobre a técnica construtiva mais adequada. O contato com os projetistas complementares (da parte de elétrica, hidráulica, climatização, PPCI) é feito.

 

3. Projeto Executivo: o projeto arquitetônico apresenta a solução definitiva. As plantas baixas e os cortes demonstram as dimensões internas e externas dos espaços, bem como as medidas de esquadrias e outros elementos arquitetônicos. Nas fachadas, estão especificados os materiais a serem utilizados e o desenho final da construção. Redação do Memorial Descritivo – documento que apresenta com detalhes as especificações técnicas como área total do projeto, materiais e revestimentos a serem empregados.

 

4. Projeto Legal: é o projeto elaborado para a apresentação e aprovação nos órgãos responsáveis. Deve ser executado de acordo com as exigências de cada município. O início das obras, bem como a alteração no lote, só poderá acontecer após a aprovação do projeto e emissão do alvará de construção da prefeitura local. Para as obras em condomínio fechado, o projeto deverá seguir para análise e aprovação do condomínio antes mesmo de ser encaminhado à prefeitura.

5. Detalhamento: alguns itens da construção são desenhados em escala maior, a fim de facilitar a sua execução. Exemplos: lareiras, churrasqueiras, escadas, esquadrias, detalhes de tampos de banheiros, guarda-corpo, paginação de pisos, detalhes de forro de gesso etc.