Sede Sindasseio
Ano: 2001
Local: Porto Alegre/RS
Área: 479 m²
O sindicato desejava uma sede que abrigasse área administrativa, auditório para eventos e cursos e uma área de lazer para atividades de confraternização.
O lote de pequenas dimensões está localizado num bairro caracterizado por uma diversidade de proporções e funções, porém com gabarito mediano de alturas. A edificação configura-se como uma recorrência, adaptada a esta trama urbana.
A solução formal enfatizou os elementos compositivos: VOLUMES - volume da circulação fazendo uma transição entre as edificações laterais e o volume que abriga o pavimento do auditório e administração, que gerou uma excepcionalidade no corpo desta, PLANOS - a lâmina da marquise no acesso e a lâmina do coroamento do terraço, LINHAS - transparências dos planos envidraçados com ênfase nas fitas verticais e horizontais.
Buscou-se equilíbrio através da relação entre cheios e vazios com uso de planos transparentes que servem de pano de fundo para os volumes opacos.
A materialidade do edifício ficou intimamente relacionada com a utilização de materiais que preservam uma linha cromática adequada ao seu entorno.