Pintura na parede. Veja mitos e verdades antes de escolher uma nova cor
Esta, que é uma das formas mais econômicas e práticas de renovar o visual de uma casa precisa de poucos cuidados preliminares
Na hora de pintar a casa, sempre surgem algumas dúvidas. Para acertar nesta tarefa, vale conferir alguns mitos e verdades do desafio. A Suvinil separou algumas dicas para acertar quando o assunto é pintura, confira abaixo:
Bastam poucas horas e um ambiente pode ser totalmente modificado. O poder de transformação por meio da pintura requer poucos passos, uma dose de paciência e a criatividade do dono da casa. Algumas dúvidas surgem, tanto em relação a tendência, quanto o efeito que cores impactantes podem imprimir em um recanto.
A Suvinil criou uma lista de sete perguntas mais frequentes que os clientes fazem para a marca. Algumas são mitos, outras, verdades. E há também uma questão percepção.Veja se alguma não é exatamente o que você estava precisando saber.
1) As cores das paredes interferem no tamanho do cômodo? Depende.
As cores não alteram o tamanho (medida) do ambiente, mas podem interferir na percepção que temos dele. Tetos mais escuros que a parede, por exemplo, dão a impressão de um cômodo mais baixo e é uma ótima dica para salas com pé direito muito alto e para quem deseja um pouco mais de aconchego no espaço. Outra opção é aplicar cores claras no ambiente para dar a impressão de amplitude ou tonalidades escuras em uma parede frontal do quarto, para alongar o ambiente.
O ideal para escolher as cores é levar em consideração a sensação que você quer naquele cômodo.
2) Tons mais claros deixam o ambiente mais iluminado? Verdade.
Pensar em tons claros para iluminar ambientes é uma alternativa, mas além da cor é necessário investir na iluminação, a luz é o que faz a diferença no ambiente. Para ser mais assertivo, o ideal é testar a cor escolhida no cômodo que será pintado nas três luzes do dia, manhã, tarde e noite.
3) As cores realmente mudam de acordo com a iluminação? Verdade.
A cor é um fenômeno de reflexão da própria luz, enxergamos o vermelho, por exemplo, quando a luz incidente no objeto absorve todas as outras tonalidades menos o vermelho que é refletido. Portanto, dependendo da iluminação de cada ambiente, seja ela artificial (lâmpada) ou natural (luz do sol), a cor vai parecer diferente de acordo com a luz. Por isso a importância do teste de cores antes de comprar a tinta.
4) É possível pintar azulejos com tintas base água? Verdade.
Para mudar estes cômodos e evitar o “quebra-quebra”, a alternativa é optar pela tinta específica para essas regiões. Esta opção além de ser mais barata, ajuda a renovar o ambiente com mais facilidade. Se a escolha for do azulejo que terá contato com água, como o box, opte por um epóxi à base solvente.
5) Pintar as paredes causa cheiro forte? Mito.
Hoje, a maioria dos produtos disponível no mercado já permite que a secagem seja muito mais rápida e não deixe cheiro no ambiente.
6) É necessário diluir a tinta? Verdade.
Este é um dos principais processos que impactam no resultado da pintura. A tinta deve ser diluída exatamente como está definido na embalagem.
7) Usar uma chave de fenda para mexer e diluir a tinta interfere na qualidade do produto? Verdade.
O ideal é usar mexedor em formato de régua, como uma espátula.
Fonte: GaúchaZH
Abaixo, foto do Studio11 com teste de cores para uma obra. "Este teste é super importante para garantir que o tom da parede seja exatamente o que queremos, já que ele a luz influencia no seu resultado", comenta a arquiteta Cibele.